domingo, 27 de novembro de 2011

Fado Património da Humanidade.


Não podia deixar de falar do evento do dia. A elevação do fado a património da humanidade pela UNESCO. Um grande dia para a musica e a cultura Portuguesa.
O fado vai juntar-se ao tango Argentino e ao flamengo espanhol, já distinguidos com esse galardão.
É interessante que ontem no jornal das 8 na tvi, o Júlio Magalhães entrevistou o Carlos do Carmo e ele disse algo que me chamou a atenção.
Quando na rua perguntam as pessoas sobre o fado, elas falam sobre os fados que gostam e os seus fadistas preferidos. Mas quando se pergunta sobre o que é o fado e a sua história, regra geral as pessoas não sabem.
Isso me chamou a atenção, de que eu também sou daquelas pessoas que pouco sabe sobre a história do fado. Sei sobre os fadistas que gosto e os fados que gosto de ouvir.

Assim decidi fazer uma pesquisa sobre a história do fado e encontrei um artigo muito bom e interessante na Wikipédia ver artigo....
Para ver letras de fados veja aqui....
Podemos apreciar muito ou pouco este género de musica. O que é certo é que faz parte da nossa história e da nossa cultura. Só por isso vale a pena conhecer melhor esta forma de musica. Se tiver oportunidade veja um espectáculo de fado. Ou vá até uma casa de fado com a sua família e amigos. Eu já experimentei e gostei. É muito interessante ouvir um fadista a cantar ao vivo perto de nós. Conseguimos sentir melhor o que a musica nos quer transmitir.

Deixo aqui o video de um fado que acho lindo.... Cantado por Mariza...

Veja também o artigo do jornal Publico que achei interessante.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.
free counters