terça-feira, 29 de novembro de 2011

A origem do porquinho mealheiro.



Já que a palavra de ordem dos nossos dias é poupar, decidi procurar a origem do porquinhos mealheiro. E encontrei três explicações interessantes.


Primeira versão: Num lugarejo chamado Pigger, na Inglaterra da Idade Média, havia uma argila cerâmica da qual as pessoas faziam suas vasilhas de uso doméstico, como jarros e potes.

Com a “popularização” da moeda em metal, essas ganharam um pote de barro como recipiente doméstico, um ancestral do cofre.

Da mistura, “argila”, “cofre”, “Pigger”, houve confusão e algum oleiro talvez tenha feito um cofre em formato de porco, que em inglês se diz "pig"


Segunda versão: A invenção de usar o porquinho como cofre (designado vulgarmente como porquinho-mealheiro) é atribuída ao engenheiro francês Sebastian la Pestre, do século XVII.

Por esta versão, Pestre teria calculado que em dez anos uma porca pode produzir seis milhões de filhotes e concluiu que este animal representaria bem a idéia de economizar. O dinheiro é de natureza profícua, procriativa.

Pelo raciocínio de Pestre, a simbologia do “cofre de porquinho”, assim surge: quem mata uma porca prenhe destrói toda uma prole até a milésima geração.

Terceira versão: No século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig(porco, em inglês).

Por uma dessas formas, nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.
free counters