quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Paris e um pouco de mim.


Paris é uma cidade linda e que me traz muito boas recordações. Neste artigo mais do que dar a conhecer uma cidade vou escrever algumas das minhas melhores lembranças da infância. Nesta cidade vivi 10 anos e por isso tenho muitas memórias que valem a pena ser recordadas.


No centro de Paris encontramos alguns monumentos emblemáticos da cidade. Como a Torre Eiffel, o arco de triunfo, a praça da concórdia ou a opera de Paris entre muitos outros. Estes são sítios onde costumava ir com os meus pais.
Subi ao primeiro andar da Torre Eiffel e a vista era magnifica. Lembro-me de ter comido um gelado no restaurante do 1º piso. Os jardins do trocadero junto a torre Eiffel são lindos e tem fontes e jactos de água que fazem efeitos muito interessantes. De noite os efeitos da água iluminada são magníficos. Passeei muitas vezes com os meus pais neste jardins.
A praça da Concórdia ficava muito perto de um dos empregos do meu pai na altura. Ele trabalhava numa gasolineira. Quando estava de férias por vezes passava uma parte da tarde com ele no trabalho e gostava, porque deixavam-me ir para o quiosque ler os livros que eu quisesse e davam-me sempre gomas ou chocolates. Além disso de vez em quando paravam carros de artistas famosos e eu gostava de dar uma espreitadela....



O rio Sena traz-me boas recordações. Lembro-me de passear junto ao rio com os meus pais, nas noites mais quentes de verão, depois do jantar. Víamos os barcos a passar, eu corria, brincava, era muito engraçado. Também lembro-me dos passeios de barco que ganhei na escola por bom comportamento e pelas minhas boas notas.


Não se pode ir a Paris sem ir as galerias Lafayete. Como pode ver nas gravuras o espaço é simplesmente fabuloso. Aqui pode encontrar as melhores marcas de vestuário, cosméticos, acessórios etc...
Gostava muito de ir passear na secção de brinquedos que tinha tudo o que possa imaginar... Também foi aqui que fiz a minha primeira visita de estudo aos 6 anos no 1º ano de escola. Na minha classe éramos só meninas e fomos todas, duas a duas, de mão dada no metro com a Professora. Fomos então visitar as galerias, mas o objectivo era ver com pormenor a secção dos brinquedos. Lembro-me dessa visita como se fosse ontem e foi muito divertido.
Claro que quando la voltar, para além da secção dos brinquedos quero visitar outras que na altura não tinham tanto interesse para mim.....



Mais uma zona de passagem obrigatória para quem visita Paris. É a zona dos estudantes e da diversão diurna e nocturna. Subi e desci algumas vezes, as centenas, de escadas que vão dar a parte mais alta de Montmartre. Chegamos então a um miradouro, com uma vista magnifica sobre a cidade. Nesse alto também fica o Sacré coeur outro monumento emblemático da cidade.
Montmartre também tem uma característica muito especial que são os pintores. Pode vê-los por todo o lado com as suas telas e pincéis quer a pintar quer a falar com os turistas sobre o seu trabalho. Pintam e vendem o seu trabalho na rua. 


Este foi o liceu que frequentei em Paris, o liceu Charlemagne. É um liceu antigo com muita tradição. Pode ver nas imagens várias zonas do edifício que era enorme. Brinquei muito com as minhas amigas no pátio grande e fiz muitos aquecimentos para educação física. Foram bons tempos que valem a pena ser recordados. 

Bem se eu escrevesse todas as memórias que Paris me traz  teria de escrever um livro, mas fica aqui um pequeno apontamento das minhas lembranças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Arquivo do blogue

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.
free counters